terça-feira, 25 de novembro de 2008

Psicopata Comunitário



Quando você pensa em um psicopata o que lhe vem a mente? Hannibal Lecter? Chico Picadinho? O Colecionador de Ossos? Jack, o Estripador? Na ficção ou na vida real, nos acostumamos a pensar que o psicopata é uma pessoa a parte, um ser quase não humano que corta pessoas em fatias. E eles são. Mas não apenas. Um estudo do neurologista Ricardo de Oliveira Souza quer provar que psicopatas estão muito mais perto do que nós imaginamos.
Ricardo aplicou em pacientes problemas um teste elaborado pelo FBI para diagnosticar serial killers. E os resultados são assustadores! Leia aqui a reportagem completa. Ele nomeou essas pessoas de psicopatas comunitários. Eles não fazem pessoas em pedaços e nem comem cabeças no jantar, mas são tão perigosos e deletérios quanto esses. Um psicopata comunitário pode ser seu vizinho, seu patrão, o gerente do banco, a mulher do seu melhor amigo. E quando você descobrir talvez seja tarde demais para impedir os estragos que ele pode causar em sua vida.
Com certeza você conhece um tipo assim. Ele é charmoso, divertido, parece ter sempre uma história para contar. É também um ser permanentemente injustiçado. Costuma se definir como alguém "do bem", preocupado com os outros, mas a quem a vida sempre deve algo. Ele vive sofrendo e sendo injustiçado pelo mundo.
Um psicopata comunitário é um mentiroso patológico. Perigoso por que não tem sentimentos de empatia e nem de remorso. Ele desconhece o que é culpa, suas relações são baseadas em interesse e seus afetos são superficiais. Eles alimentam sentimentos de vingança por que sentem que o mundo lhes deve algo.
Neurologicamente falando e segundo o estudo de Oliveira e Holl o cérebro dessas pessoas tem pouca atividade nas estruturas cerebrais ligadas as emoções morais e primárias e muita atividade ligada a razão. Psicopatas não são loucos no sentido de terem perdido a racionalidade. Na verdade são racionais ao extremo, com pouco ou nenhum sentimento de amor e culpa.
São parasitas sociais, que vivem desde pequenos golpes(os famosos 171) até os institucionais que vivem de golpes do colarinho branco.
Claro que nem todo mentiroso é uim psicopata e que qualquer um de nós algum dia sentiu raiva ou desejo de vingança, teve um dia de fúria...O psicopata no entanto tem tal comportamento de maneira repitida, constante e extrema desde a infância ou por pelo menos dois anos seguidos.
Com certeza você já conheceu um tipo assim. Sedutor, falante, sempre com uma história triste para justificar seus erros e seus ataques de fúria. Aquele colega do trabalho sempre pronto a puxar seu tapete, a vizinha que destila mentiras sem se preocupar, o que busca vingança e o outro que quer ganhar mesmo que as custas de pisar em quem quer que seja. Cuidado...sem saber você pode estar perto de ser a próxima vítima de um psicopata comunitário!
 
© 2008 *By Templates para Você*