domingo, 29 de junho de 2008

Só por um tempo....

Bem, não vou me alongar demais por que o texto aí embaixo já ficou muito longo. Primeiro deixando claro que apesar da foto, não estou fechando o blog, só me afastando por uns dias ou semanas, ainda não sei. Tempo para colocar coisinhas em dia, acertar a cabeça e voltar mais tranqüila, se Deus quiser. Nada de grave nem definitivo, só uma necessidade, por conta dos caminhos que a vida toma, de arrumar a casa.
Sei que o texto abaixo virou quase uma monografia, mas peço aos amigos que leiam. É uma adaptação livre de um texto cujo autor eu não conheço. Originalmente o título é “10 coisas que um autista gostaria que você soubesse”.
Eu mudei um bocadinho e adaptei a Síndrome de Asperger. Se alguém conhecer o autor do texto original, pode falar que eu dou os devidos créditos. No mais, volto logo!


10 coisas que um Aspie gostaria que você soubesse.


1)Eu tenho Síndrome de Asperger. Eu não sou somente "Aspie". A Síndrome é só umaspecto do meu caráter. Não me define como pessoa. Ou será que ser alto, baixo, ter cabelos castanhos ou loiros define você como pessoa? Sendo um adulto,você tem algum controle de como se auto-define. Se quer excluir uma
característica, pode se expressar de maneira diferente. Sendo criança euainda estou descobrindo. Eu mereço a chance de descobrir isso sem me limitar apenas a um aspecto, não é?


2)A minha percepção sensorial é desordenada. Eu sei que isso é confuso para você entender, mas meus sentidos são muitos diferentes dos seus. Eu posso parecer não te ouvir, mas não é assim. É que minha audição é muito sensível, e misturado aos barulhos do trânsito, ao burburinho de quem fala alto, ao cachorro latindo...tudo isso me deixa confuso e eu só escuto um grande zumbido. Meu olfato pode ficar incomodado com um cheiro que para você nem é perceptível. Eu não gosto de ser tocado, por que minha pele é mais sensível e tantos apertos doem. Eu não gosto de luzes fortes, por que minha visão faz tudo parecer um borrão.

Então entenda que por causa disso o passeio no shopping ou a ida ao mercado pode ser um suplicio para mim.


3)Por favor, lembre de distinguir entre não querer (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer).Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim. Não é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo. Quando você me chama do outro lado do quarto, isto é o que eu escuto: “BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João”. Ao invés disso, venha falar comigo diretamente com um vocabulário simples: "João, por favor, coloque o seu livro na estante. Está na hora de almoçar". Isso me diz o que você quer que eu faça e o que vai acontecer depois. Assim é mais fácil para compreender.

4)Eu sou um "pensador concreto" (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é concreto, não consigo fazer abstrações.Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras. É muito confuso para mim quando você diz "não enche o saco", quando o que você quer dizer é "não me aborreça". Não diga que "isso é moleza, é mamão com açúcar" quando não há nenhum mamão com açúcar por perto e o que você quer dizer é que isso é algo fácil de fazer. Gírias, piadas, duplas intenções, paráfrases, indiretas, sarcasmo eu não compreendo.


5)Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário diferente.Dizer o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para descrever o que sinto. Eu posso parecer um pequeno professor, com meu vocabulário difícil e cheio de palavras complicadas, mas é só por que eu li nos livros. Eles são mais fáceis, não gritam comigo.

Tenha paciência também quando eu repito várias vezes o mesmo som ou frase. A Ecolalia pode incomodar muito você, mas ela é um estágio no caminho da comunicação e eu não posso evitar isso. Só pela imitação eu chego aos sentidos verdadeiros das palavras.


6)Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim.Por favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes me ajudam a aprender. Não me diga simplesmente para ir escovar os dentes, mas me leve até o banheiro e me mostre como fazer. Não diga apenas para eu arrumar a estante, arrume junto comigo. Só assim eu vou descobrir onde colocar as coisas.E por favor, não fique fazendo mudanças, eu não gosto de mudanças. Eu preciso de rotinas por que elas me dão segurança, por que assim eu sei o que fazer, como fazer e quando fazer.


7)Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer.Como qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de "CONSERTO". Não passe o dia dizendo que eu não posso andar pela casa, ou não posso ficar imitando o video game, ou jogando a tampinha no armário. Ao invés disso me dê alternativas. Jogue comigo, leia pra mim, jogue bola. Me diga o que fazer e lembre-se...não só diga, mas me mostre como!


8) Por favor, me ajude com interações sociais. Lembre-se que eu não sei “ler” as expressões faciais. Eu não sei quando estou agradando e também não entendo aquele olhar feio. Se eu não gosto do novo penteado ou se acho que alguém engordou, eu ainda não sei ser polido. Vou falar o que penso. Me ajude nesses momentos. Repita comigo(e não apenas para mim) coisas simples como “boa noite”, “por favor”, “dá licença”, pode parecer simples para você, mas eu sempre esqueço.


9) Tente encontrar o que provoca a minha perda de controle. Perda de controle, "chilique", birra, malcriação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido - ou até evitado. Entenda que eu não estou fazendo isso para te afrontar ou magoar, eu só não sei reagir de outra forma.


10) Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição.Elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não pode…" Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser assim. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda a minha chance de alcançar uma vida adulta digna será pequena. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa. Eu prometo: EU VALHO A PENA. E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência. Olhe além das minhas limitações e veja o que eu posso fazer. Eu não serei o novo fenômeno do futebol, nem sou muito bom nessa coisa de olho no olho, mas você já viu que eu não minto, nem trapaceio? Que eu não finjo ser o que não sou? Que eu nunca desisto das minhas perguntas? Talvez eu possa ser um grande presente para a humanidade. Você sabia que Einstein, Van Gogh e Da Vinci eram Aspergers?

O que o futuro tem guardado para crianças como eu, está no próprio futuro. Tudo que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo a minha base. Pense sobre estas "regras" sociais e se elas não fazem sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protetor seja o meu amigo e nós vamos ver até onde eu posso ir. CONTO COM VOCÊ"

 
© 2008 *By Templates para Você*