domingo, 24 de agosto de 2008

Vinte e quatro anos depois...


Eu amo vôlei, sou daquelas que acordo na madrugada, acompanho os campeonatos e sei de cor a escalação da seleção de 1992, incluindo os reservas!. Desde que, anos atrás, me apaixonei pelas pernas do Renan. Tudo bem que não foi uma maneira nobre de conhecer o esporte...Era um tempo muito distante da realidade atual. Vôlei era coisa de outro mundo e nós, os patos que sempre apanhávamos em qualquer campeonato. Até surgir a geração de Renan, Montanaro, Willian... A geração também de um levantador, reserva, baixinho, falador que muita gente nem lembra que fazia parte daquele time. Bernardinho.
Um verdadeiro abismo separa o Brasil do levantador Bernardinho do Brasil do treinador Bernadinho. Mas, quis o tal espírito olímpico, que hoje, esses dois Bernardinhos se encontrassem num mesmo resultado: final de Olimpíada, contra os EUA e...medalha de prata. Igual a 24 anos atrás?
Esse time nos acostumou mal. São 8 anos de hegemonia, 26 torneios e 24 pódios, 6 Campeaonatos da Liga Mundial, um Panamericano, duas Copa do Mundo, um Ouro Olímpico. De alguma forma eles nos convenceram que eram imbátiveis. Só que não são. Super atletas talvez, mas não super heróis.
Esse é um país de memória curta e talvez alguns esqueçam que quando Bernadinho assumiu, apesar do Brasil já ter sido camprão Olímpico estavamos completamente desacreditados. Sem títulos importantes, desagredados, com problemas de relacionamento. E foi desse buraco que o Brasil saiu para se tornar referência mundial em vôlei.
Será que vale tudo pela medalha de ouro? Será que vale inclusive "engolir" um jogador desagregador e que tinha perdido o respeito do grupo? Qual o peso da falta de Ricardinho nesse time?
Para quem acompanha o vôlei com menos paixão que eu, vale lembrar que não é a primeira vez que Ricardinho é cortado da seleção brasileira, aconteceu antes, nos tempos de Radamés Latari, exatamente pelos mesmos motivos; acreditar-se mais importante e mais forte que o resto do grupo. E essa é uma falha que Bernardinho jamais perdoou. Se faria diferença ou não no resultado de hoje, eu não sei. Mas como liçao eu prefiro a prata que valoriza o trabalho conjunto e a força do grupo, apesar de todas as críticas que enfrentaram e enfrentarão.
Eu vi Bernardinho chorando hoje, como assisti, ainda criança, o mesmo choro em 1984. De uma mesma prata. Para um mesmo EUA aparentemente imbatível. Mas a história hoje é muito diferente. O nome que o Brasil construiu, os títulos, a reverência com que é tratado mundo a fora não vão sumir por um dia infeliz e um jogo que não entrou.
Pena que o Brasil ainda deposite nos ombros de tão poucos atletas um peso de responsabilidade enorme. O revezamento 4X100 dos EUA foi eliminado tanto no feminino quanto no masculino, em que eram favoritos ao pódio. Duvido que lá, com tantos atletas e tantas medalhas, aja tanta pressão e cobrança a esses atletas, como haverá aqui à um time que perdeu um jogo.
E para não dizer que não falei de coisas boas....Parabéns as meninas do Zé Roberto que depois de massacradas por aquele bendito 24 a 19 e de tantas acusações de "amarelar", fizeram do amarelo dourado a cor da medalha!

domingo, 17 de agosto de 2008

Por que chegou a segunda-feira...

E segunda-feira chegou. Dia Internacional do Início de Regime. Tem uma certa aura de recomeço não? Essa coisa de dividir o tempo em pedacinhos foi uma grande sacada. O ser humano precisa dessa sensação de novidade, de que sempre dá tempo de começar de novo.
Por tanto vamos aproveitar o dia para começar o blog de novo! Deixei esse espaço muito de lado. Confesso que em parte por falta absoluta de inspiração para escrever, mas muito pela confusão das últimas semanas. Eu precisei me mudar de uma hora para outra e além do estress normal de uma mudança houve um vai e vem inesperado. Quase me mudei de cidade e já aos 46 do segundo tempo...tarãnnnn...para tudo que a minha transferência profissional não aconteceu. Coisas normais de quem trabalha para o estado!
Agora já está tudo entrando nos eixos. Ainda fico perdida procurando coisas que eu juro que estão em algum lugar aqui dentro, mas que simplesmente se recusam a aparecer. Nesse tumulto imaginem o stress do João! E imaginem o quanto meu filhotinho de quatro patas tem ajudado!
Ele está um pestinha! Mas um pestinha adorável... Ele comeu o carregador do celular, roeu o pé da mesa, destruiu meia dúzia de sapatos, tem uma atração incontrolável por papel higiênico e uma energia de 50 crianças de 3 anos!
Eu confesso que já tinha esquecido como era ter filhotinhos em casa. Meu último cão viveu comigo 9 anos e era tranquilo, ou então eu esqueci a infância dele! rsrs
Mas vale a pena, principalmente quando vejo a relação que ele e João vem desenvolvendo. Os dois correm, brigam, brincam...Com o Toffee, João descobriu que as caras feias não funcionam, que não adianta querer se isolar por que ele é incansável e jamais desiste, aprendeu que se exagerar recebe um rosnado como resposta...mas que não dura 5 segundos e logo é compensado por boas lambidas. Toffee não desiste quando quer atenção, não adianta mandar embora e se esconder na frente do PC por que ele chora, pede colo, entope o quarto de brinquedos...João suspira, rosna(tá aprendendo com o Toffee...rsrs), mas acaba levantando e indo brincar.
O monte de pêlos com carinha de caramelo cresceu muito. Saltou das 800g de quando chegou para mais de 7kg atualmente...e crescendo mais que capim!
Então é isso, povo que eu amo! Para vocês verem que não exagerei tem fotos aí embaixo. E não sumam viu? prometo que escrevo um pouquinho mais que 1 vez por mês! rsrs


Eu, meus irmãozinhos e a mamys aí no cantinho....




Opsss...alguém me explica como eu vim parar aqui?? Cadê mamãe??Meus irmãozinhos???Quem é esse menino aí, hein?


Hum....isso é gostoso! Não sai um cafuné na barriguinha? Uma coçadinha na orelha??



Ahaaaaa! Isso é meu! Eu vou pegar...tá vendo o grande caçador que eu sou?




Afff...dá para deixar eu dormir?? Que mania de ficar com essa coisa apontada para mim!


Confessa....eu não sou lindo?


Tá bom...isso até é interessante...mas como eu desço daqui???


Uebaaaaa....farra!


Tá pensando que é fácil ser cachorro? Eu tenho que tomar conta dessa coisa aqui, viu?


Xiiiii...pego no flagra! Ainda bem que a mamy achou bunitinhoooo. E a minha carinha de "não sei como o papel chegou aqui na cama" não é linda?


Até que a vida nessa casa não é ruim....tirando os banhos e as injeções até que eu gosto!


terça-feira, 5 de agosto de 2008

Recomeçando


Pois é...Ainda tô viva! rsrs
Ainda estou naquela fase complicada, de caixas e sacolas para todo lado, de não encontrar nada que se precisa, de cansaço extremo. Mas tem o outro lado...o ânimo da casa nova, da sensação de recomeço, de se reinventar.
Vou voltando aos poucos, entre uma ármario bagunçado, uma sacola lotada e uma imensa vontade de estar com meus amigos. Assim que eu localizar minha câmera vou colocar fotos do João e Toffee...a amizade segue em ritmo acelerado! E o bichinho cresceu que vocês nem imaginam.
Só vim mesmo dar um oi e dizer que estou viva e inteira.
Agora uma pilha de caixas me espera!
 
© 2008 *By Templates para Você*