terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A lição dos lobos


Acredito na bondade do ser humano. Sou uma otimista por natureza. Já levei algumas “bordoadas” por isso, algumas de cicatrização difícil e cura longa e dolorosa. Mas teimosamente, continuo crendo que a maioria das pessoas é boa, que suas intenções nem sempre são compreendidas e que no fundo a maldade aparente é muitas vezes apenas o reflexo de dores profundas. Ainda acredito que as pessoas muitas vezes agridem por defesa, por medo. Muitas agem como feras acuadas e feridas, que rosnam e mordem primeiro, por que temem ser mordidos.
Justificativa simplista? Talvez. Não sei se sou tola ou inocente demais. Ou ingênua como alguns amigos me definem. O que eu não duvido nunca é que a maldade humana sempre, inevitavelmente acaba por se voltar contra quem a pratica. Trata-se de uma lei quase física, ação e reação. Não no campo material, mas no campo espiritual, na aura ou energia que circula entre todos nós. Ninguém consegue dar ao Universo dor, agressão e maldade e receber de volta afeto e compreensão. Ninguém planta violência e colhe paz.
Somos todos ligados de maneira invisível uns aos outros, cada ato, pensamento, desejo e ação geram uma onda que se propaga no tempo e no espaço e se encontra com tantas outras de tamanho e energia diferente e que hoje ou amanhã, acabam por voltar até nós.
Gosto de pensar na lição dos lobos. São animais gregários, que vivem pelo e para o bando. Lobos caçam em grupo e se um dos seus está ferido ou doente, ainda assim é alimentado, cuidado e protegido. Seus filhotes, diferente de outras espécies, alimentam-se primeiro e são mantidos sempre vigiados por uma espécie de babá que está disposto a morrer se necessário, para garantir a vida da nova geração. Temos muito a prender com eles.
Desculpem o tom melancólico, mas hoje estou triste e decepcionada. Vai passar, com certeza. Aliás outra das certezas (poucas, muito poucas) que tenho na vida: tudo passa, até as maiores dores. Restam cicatrizes. Mas essa é outra história.

 
© 2008 *By Templates para Você*