terça-feira, 29 de abril de 2008

Nomofobia


Eu devo estar passando por algum Inferno Astral Tecnológico. Primeiro sem PC, depois sem conexão, de novo sem PC e finalmente vítima do Caladão da Claro. E ainda sem ter dado um jeito no Frank, que vive rateando. Deve ser algo cármico ou então uma conjunção negatia de bytes no meu mapa-mãe.
No sábado passado nada com a marca Claro funcionava. Celulares mudos, nada de sms e 3G completamente fora do ar. E eu finalmente entendi o que é a tal da nomofobia. Nunca ouviu falar? Eu também não tinha ouvido, até a semana passada. É uma daquelas coisas que americano adora inventar ou nomear. Eles criam uma síndrome por semana e você com certeza tem alguma ou, mais provavelmente, muitas delas.
Nomofobia vem do inglês No Mobile, numa tradução livre que espero esteja certa, significa algo como, sem celular. Ou incontactável, de um jeito mais erudito. A Síndrome é descrita como uma fobia ou angústia de estar sem contato.
Em príncipio era apenas um estudo sobre o impacto do celular na vida moderna, mas a pesquisa avançou um pouco mais, e eles classificaram como fobia de estar privado de comodidades tecnológicas. Se você se angustia quando a bateria do celular acaba e fica pensando em quantas ligações perdeu, ou tem vontade de gritar com a atendente quando a Banda Larga está fora do ar...bem vindo ao time! Você é nomofóbico!
Eu descobri que estou a caminho desta praga! Os 3 dias sem internet e sem sms me deixaram irada! Fiz um escândalo com a Claro, bati boca com a atendente e inventei métodos para usar a conexão caracol que consegui. Mas no fim foi engraçado.
Como todo vício, as primeiras 24h foram as piores. Olhava o PC desligado e achava que faltava algo na minha sala. Aliás isso é o engraçado da história.
Meu trabalho é feito em casa na maioria do tempo e tenho o hábito de ligar o pc assim que começo a trabalhar. As imagens que uso como modelo para o meu trabalho de artesanato estão todas no pc e fico na mesa ao lado...um olho no trabalho e outro no PC. Quase nunca consigo entrar na Internet antes da 17h ou 18h, que é quando dou um intervalo no trabalho, mas saber que eu NÃO PODIA entrar se quisesse é que era angustiante.
A Claro parece ter voltado. E no fim, acho que vou ter que agradecer por esse pequeno intervalo. Meus armários estão impecavelmente em ordem, minha mesa de trabalho brilha de tão limpa e dormi cedo por 3 dias! Mas como o vício ainda dorme aqui embaixo da superfície, cá estou eu, "nomofobicamente" preocupada com o próximo apagão e escrevendo rapidinho para vocês!
 
© 2008 *By Templates para Você*